EL FUERTE DE SAMAIPATA – BOLÍVIA

by Mari Mesquita
Oi amores!!!
Samaipata: descanso nas alturas.
Trata-se uma cidadezinha super charmosa e super visitada por europeus mochileiros. Mas o assunto é o Fuerte del Samaipata ou Forte do Samaipata. Um reserva Inca.

Pense em um lugar cheio de história e cenários fascinantes. Assim que cheguei a Santa Cruz de la Sierra, me indicaram esse lugar. Claro, eu já tinha um roteiro a seguir, no entanto alguns dias de folga estavam previstos…. e …. descansar pra que? Não é mesmo?

 

O local fica a quase três horas de Santa Cruz e o percurso deve ser feito de carro ou Truff ( como se fosse uma van, da marca Toyota) a marca reina na Bolívia. Uma viagem cheia de curvas. Só de lembrar dá até um embrulhinho no estômago. Custa em torno de 400 BOB, quase 200 reais, ( ida e volta ) que pode ser dividido entre sete pessoas. Mas, já aviso que não fica muito confortável. Chegando lá pagamos a entrada de 50 bob ou 27 reais. Apartir daí a caminhada dura em torno de duas horas em uma altitude de 1600 metros. Entre ruínas e registros o Samaipata conta como era a vida, religiosidade e arquitetura de um povo que vale a pena conhecer.

 

Construído a 2 mil metros de altitude, era um local de antigos rituais indígenas, numa colina onde estaria o centro cerimonial de uma antiga cidade. A enorme rocha esculpida, um complexo de estanques e canais, domina a cidade. Trata-se de um depoimento único das tradições e crenças pré-colombianas sem comparação no mundo, sendo eleito um dos patrimônios da humanidade da UNESCO e uma das maiores construções monolíticas do planeta.
Como uma imagem vale mais que mil palavras….

 

 

 

 

 

Uma vista de tirar o fôlego! Preciso dizer mais? Se você for a Bolívia não deixe de visitar o Samaipata.
Beijoss! E até mais!

Que tal ler?

Leave a Comment