COLETOR MENSTRUAL VIOLETA CUP

COLETOR MENSTRUAL VIOLETA CUP
Oissss
O assunto hoje é muito legal e importante! Higiene feminina e modernidade.
Recebi da Netfarma , o coletor menstrual da Violeta Cup para testar. Como vocês sabem sou #blogueiravipnetfarma ( amoooo). E as blogueiras vips tem oportunidade de testar produtos diferentes e exclusivos.
Pois bem, recebi em uma caixinha roxa linda com dois coletores, uma caneca de higienização e saquinhos para guardar os coletores, uma maior pra guardar a caneca ou pra outra coisa que eu quiser guardar, além de uma cartinha linda e manual de uso. Eu vou explicar algumas curiosidades sobre o produto e depois as minhas considerações, ok?

O que é o coletor menstrual Violeta Cup?

 

Trata-se de um dispositivo de barreira, em formato de copo, fabricado 100% com silicone médico e pode ser reutilizado em cada menstruação, substituindo os absorventes externos e tampões menstruais. Usado internamente no canal vaginal, em uma posição mais baixa do que um absorvente interno, o coletor funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de absorvê-lo. Além disso, possui uma vida útil estimada entre 5 a 10 anos.
Ultra-macio e hipoalergênico é perfeitamente moldado para que se encaixe de maneira confortável, cobrindo do mais leve ao mais intenso fluxo menstrual por até 12 horas.

Antes de usar o Violeta Cup pela primeira vez o que fazer?

 

Retire o produto da embalagem, ferva o coletor de 5 a 8 minutos no fogão ou micro-ondas, conforme abaixo:
Micro-ondas: Em um recipiente próprio para micro-ondas ou em um pote de vidro (separado só para o coletor), ou use a caneca Violeta Cup. Adicione água até cobrir o coletor e coloque-o no micro-ondas. Ligue o micro-ondas por aproximadamente 2 minutos, até que a água ferva. Depois da água ferver, deixar durante mais 3 a 4 minutos. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.
Fogão: Ferva o coletor de 5 a 8 minutos, evitando recipientes que soltem substâncias metálicas, pois podem danificar seu Violeta Cup. Terminado este tempo, lave suas mãos, retire o coletor do recipiente e lave o coletor com água e sabão neutro.
Este procedimento deverá ser repetido a cada término de ciclo menstrual e antes de utilizá-lo no próximo mês.

Como colocar o coletor?

Lave bem as mãos com água e sabão.
Mantenha-se relaxada.  Fique em uma posição confortável. Recomendamos que o coletor seja inserido em uma das seguintes posições: agachada durante o banho; de pé com uma perna em cima do vaso sanitário ou da banheira; de cócoras; deitada com os joelhos para cima e as pernas abertas ou da maneira que você se sentir mais confortável.
 O importante é mirar o coletor na direção da lombar no momento de inseri-lo.
Insira o coletor. Dobre-o com uma mão (com o cabo para baixo e conforme Tipos de Dobras). Certifique que o coletor abriu corretamente girando o a haste ou tateando o coletor.

Como retirar o coletor?

Lave as mãos, relaxe seus músculos do baixo abdômen e da vagina, abra os lábios vaginais com uma das mãos e então alcance o coletor pelo cabo ou empurre-o com os músculos pélvicos como num movimento de urinar. Quando o coletor estiver ao seu alcance, basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser retirado facilmente. O líquido não deve sair do Violeta Cup durante a remoção. Caso não consiga quebrar o vácuo com a base, insira o dedo médio no canal vaginal em direção ao coletor e aperte uma de suas bordas

.
Quando esvaziá-lo?

O processo de esvaziamento do coletor deve ser realizado de duas a três vezes ao dia, dependo da intensidade do seu fluxo menstrual, no vaso sanitário ou no banho. Lave-o com água e sabão neutro, certifique –se que foi bem enxaguado para que não cause nenhuma irritação no canal vaginal e deixe-o secar antes de colocar. A higiene deve ser feita de preferência com água corrente e, em caso de impossibilidade, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico até que possa realizar uma higienização adequada, primeiramente com água e sabão neutro e, em seguida, fervendo o produto.
Para retirar é importante tirar o vácuo. Por isso esses furinhos são importantes. Você deve apertar a base do coletor com o dedo indicador. Você vai sentir que o vácuo saiu. Daí é só retirar.
Você poderá usar o coletor para praticar esportes e no período da noite, sem ultrapassar 12h de uso contínuo. Se precisar esvaziar o coletor fora de casa, você poderá esvaziá-lo, limpá-lo com lenços umedecidos ou papel higiênico, ou então levar uma garrafinha de água com você e, em seguida, guardá-lo e ao chegar em casa realizar a higienização adequada. Outra alternativa, se você possuir mais de uma unidade do Violeta Cup, é esvaziar o seu coletor, guardá-lo em uma sacolinha e, ao chegar em casa, higienizá-lo de forma adequada.

Como guardá-lo?

Recomendamos que o coletor seja guardado na sacolinha que o acompanha na embalagem, feita de material sintético que evita a geração de fungos e bactérias. Recomendamos também que o produto não seja guardado em uma sacolinha de plástico, pois pode aumentar o risco de gerar bactérias.

Meninas virgens podem usar o coletor menstrual?

Sim, o coletor pode ser usado por meninas virgens, no entanto, recomendamos que elas conversem antes com um ginecologista, já que o hímen é uma membrana fina que pode ser rompida facilmente.
www.violetacup.com

Minha opinião

Minha primeira tentativa foi frustrada, assim como minhas tentativas de entrar em forma, rsrs.  Pra isso tem o Morosil, mas, é outra história. Talvez porque era o primeiro dia do ciclo e eu estava muito tensa. Mas depois que consegui colocar o coletor, no segundo dia….meninas, que maravilha.
Existem dois tamanhos de coletor. O tamanho A para mulheres que tiveram filhos, 30 anos ou mais com ou sem filhos. E tamanho B  para mulheres até os 29 anos sem filhos. O meu é o tamanho A.
Me senti confortável e tranquila. Não vazou nem saiu do lugar.Achei super legal, não precisar comprar absorventes e colaborar com a saúde do planeta. Afinal o coletor é totalmente sustentável, não gera resíduos e o custo benefício é excelente.
Também gostei do fato de saber a densidade do meu fluxo menstrual. Com o coletor dá pra perceber a densidade e quantidade do fluxo. E o período onde o fluxo é mais forte. Amei me conhecer melhor nesse sentido. Em um dos dias usei quase 12 horas e percebi que meu fluxo não era como eu pensava.

Sobre as dobras… tentei todas. Mas me adaptei com a dobra 1. Pra mim é a mais simples de fazer e de introduzir o coletor

Pra mim está super aprovado!!! Confesso que a ideia de trocar o absorvente pelo coletor me assustou um pouco. Mas, depois que você entende e comprova as vantagens…. perfeito!!
Ameiiiiii
O coletor tem no site da Netfarma. O preço é muito melhor que em outros sites. Pode confiar!
Muitos beijos!!!

6 comentários sobre “COLETOR MENSTRUAL VIOLETA CUP

  1. Eu játinha ouvido falar desse coletor há um tempo atrás e sempre tinha curiosidade de conhecer. Que bom que vc dividiu com a gente usa experiência com ele é me tirou várias dúvidas. Tudo que é novo e mais temido mas agora me sinto mais à vontade para testar. Obrigada pelas informações. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.