Dicas para blogueiras iniciantes

Dicas para blogueiras iniciantes
Oi amores, tudo certinho?
Aqui no blog já dei algumas dicas para quem tem um blog iniciante ou quer começar um blog.
O JC existe há 1 ano e meio, mais ou menos. Mas, já tive uns 3 blogs antes. Blogs totalmente no estilo diário virtual, sem pretensões. Quando criei o JC, pesquisei muito sobre o assunto, e hoje posso dizer que o blog está no caminho certo. Muitas marcas já me conhecem e isso é resultado de um trabalho demorado e organizado. Mas, você não quer saber de mim… Se você está lendo este post quer saber o que fazer para ter um blog e dar os primeiros passos.

Nome e registro

Escolher o nome do blog não é nada fácil. O nome precisa ter uma história, combinar com o autor e com o conteúdo do blog. Porém, um fator determinante é saber se já existe o mesmo nome na rede. Pra isso existe o domino. O JC é registrado no RegistroBR, porém existem outras empresas que fazem o mesmo trabalho. Seu blog deixa de ser blogspot ou wordpress para ser .com ou .br por exemplo.
Mas, porque isso é importante?  Bem, quando você tem um registro seu blog se transforma em empresa sem ter um cnpj. As marcas vão perceber que você leva seu blog a sério, até porque para registrar envolve custos, em média 30 reais por ano. Além disso, apenas você terá este nome e toda vez que seu nome for digitado nos sites de busca, seu blog será indicado. Experimente digitar apena juizo na cachola.com. O JC será o primeiro da lista.

Escolher uma plataforma.

Minha sugestão para quem está começando é usar uma plataforma gratuita. Blogger ou WordPress, escolha uma das duas para começar. Vale lembrar que se você optar pelo blogger, amanha você poderá transferir o conteúdo para o wordpress, porém o contrário só é possível manualmente. Por isso pense bem.

Escolha do layout.

O layout é a cara do blog. O JC teve várias caras. mas este é o que mais define esse cantinho. Colorido, alegre e dinâmico. Você pode procurar layouts free ou contratar uma profissional. Minha sugestão é Gisele Souza que tem um portifólio lindo.

Sobre o que vai falar.

Essa é uma tarefa complicada ou simples depende do ângulo que você vê. Se você é do tipo curiosa, como eu, gosta de tudo um pouco, faça isso. Se você prefere um assunto específico, faça isso também. A maior dificuldade e ter todo esse conteúdo para falar. Escolha assuntos que você domine ou tenha interesse. Não só porque está na moda. Dificilmente falarei sobre livros. Embora eu sempre tenho um livro na bolsa, não sou uma boa crítica literária, e não conseguiria indicar um livro. Acho que deu para entender o que quero dizer.
Abra uma conta nas principais redes sociais e procure usar o mesmo nome se possível em todas. Isso facilita a vida das leitoras.

Organização e criatividade antes de “lançar” seu blog.

Na minha opinião é impossível ser criativo se tudo estiver desorganizado. Compre uma agenda, e anote suas ideias e seus objetivos a curto e longo prazo. Anote suas senhas e após a inauguração do blog anote o crescimento dele. Leia outros blogs e revistas seculares. Tenha sempre uma câmera por perto. A criatividade acontece em um estalo, fique atenta e não perca de vista. NUNCA copie o conteúdo. Falar sobre o mesmo assunto é uma coisa, copiar o conteúdo de outro blog é PLÁGIO e muito feio! Programe seus posts. Assim quando lançar o blog terá uma margem de segurança, no que diz respeito as postagens.

E para terminar….

Um mês ou 15 dias antes inaugure sua fanpage com uma chamada criativa do tipo: Quer saber qual o novo blog que vai bombar na internet? Ou … Tem blog novo na área… No JC fiz até uma contagem regressiva. Desa forma seus amigos estarão atentos ao seu blog e podem ajudar na divulgação do mesmo.
E aí? Gostou das dicas? Qual é a sua dúvida? Me conta vai… terei prazer de te ajudar!!!
Beijosss

8 comentários sobre “Dicas para blogueiras iniciantes

  1. Lá atrás,bem no comecinho,quando eu tinha o meu blog no Wix e menos de 200pessoas no Face você me chamou inbox e me deu a dica da plataforma,assim,de forma gratuita,só pra ajudar.O que dizer pra você?Que poucas pessoas são assim hoje em dia,que dividem coisas boas sem se preocupar,sem ser egoísta.Hoje eu tenho meu blog no Blogger,com domínio próprio,com template profissional graças a você.
    Serei eternamente grata a você,mesmo que não queira kkkk
    Que suas dicas sirvam para mais e mais meninas que estão ingressando na Blogosfera.
    Bjus,flor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.