Buraco do Padre em Ponta Grossa

Buraco do Padre em Ponta Grossa

Desde que mudei para Ponta Grossa, fiz uma listinha do que será possível visitar. Afinal estamos aqui a trabalho e só teremos os finais de semana para turistar.

O primeiro local escolhido foi o Buraco do Padre. O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras. Mas vale a pena a ajudinha!

Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. Mas tem uma grande área para churrasco, que inclui banheiros e play para as crianças. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.

Assim que você entra no Buraco do Padre a vista é fantástica. Uma grande clareira de onde cai uma cachoeira.  Como disse uma amiga… a porta do céu!

No final da queda d’água um pequeno lago. Fomos em Julho, e a água estava congelante. Mas, em dias quentes você pode entrar e nadar. Em dias frios também…mas, e a coragem?

O contato com a natureza é a graça do local. No longo do trajeto tem banquinhos de madeira e pequenas quedas d’água para contemplar.
Na área de convivência, tem o estacionamento , churrasqueiras, banheiros e até uma lanchonete. É proibida música alta e tem muito espaço para piquinique.

O valor de entrada é de R$40 reais e você pode passar o dia todo lá.

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

Valor: R$40, 00 em julho de 2019.

Até mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.