Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Eita que depois que vim para Ponta Grossa não parei mais de passear. Não é pra menos, afinal o Paraná é lindo e meu tempo é limitado por aqui…

Um dos lugares que era uma meta de vida conhecer era as Cataratas do Iguaçu, que fica em Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu, cidade no estado brasileiro do Paraná, é a principal base para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Passeios em barcos infláveis durante os quais os turistas ficam encharcados são uma forma muito comum de apreciar esse espetáculo natural.

Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios separados, ou seja, para cada um você terá que pagar um ingresso, já que são experiências com perspectivas diferentes. O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo Brasil, é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, e pela Argentina, através do Parque Nacional Iguazú, neste caso é necessário ingressar no país através da Aduana, sendo essencial os seus documentos pessoais.

Nós tínhamos 1 dia em Foz, e optamos conhecer apenas o lado brasileiro,  então logo cedo partimos para as Cataratas. Mais sobre essa viagem está no post: Paraguai e Argentina.

Assim que chegamos nas Cataratas, tem um grande estacionamento, infelizmente pago. Mas, pelo menos o carro fica seguro. Depois na bilheteria você compra suas entradas, pega um ônibus do parque e bora fazer o trajeto atá as cataratas. São 3 paradas, cada uma com um passeio diferente. Mas, o mais procurado e mais barato é na terceira parada, onde está a trilha para a fenomenal cataratas do Iguaçu.

Assim que desembarcamos, vi uma pequena catarata e confesso que foi uma decepção enorme. Como assim? Só isso!

Mas, a gente não desiste,  e continuamos a caminhada…. e na segunda parada, as coisas começaram a melhorar. A vista foi ficando mais interessantes.

Estava frio, mas, a vantagem é que não estava cheio. Afinal, as Cataratas costumam lotar de turistas. Então o frio valeu a pena.

Na terceira parada…  que vista maravilhosa! Conforme vamos caminhando em direção as quedas d’água s vamos sentindo o corpo molhar. É incrível o barulho e a beleza da natureza. Fiquei encantada, foi incrível!

Soube nas minhas pesquisas que quanto mais marrom estiver a água, mais volume de água tem. E nesse dia a água estava turva e saímos de lá encharcados. Tem fotógrafos profissionais que cobram 10 reais por foto. Mas você pode fotografar sem problemas, só cuidado… se qualquer coisa cair na água…já era. E sim, vimos um turista perder a tampa da lente da câmera profissional.

Se tiver oportunidade, conheça as Cataratas do Iguaçu! Tenho certeza que vai amar!

Beijos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.