Job Huntig e Head Hunter: Entenda as diferenças

Job Huntig e Head Hunter: Entenda as diferenças

Job Huntig e Head Hunter: Entenda as diferenças

O mundo corporativo está cada vez mais recheado de palavras e expressões que muita gente não entende, como é o caso de Head Hunter e Job Hunting. Os dois casos podem ser pontos cruciais e ótimas opções de saída para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho.

O que é Head Hunter?

Muita gente confunde essas duas palavras, mas uma acaba sendo quase o antônimo da outra. Traduzindo a palavra Head Hunter, que vem do inglês, se chega ao significado “caçador de cabeça”, pode parecer estranho, mas interpretando bem até que faz sentido, um Head Hunter nada mais é do que um profissional altamente qualificado que é contratado por grandes empresas para “garimpar” talentos para ocupar posições de alta importância e destaque nos quadros funcionais, é basicamente um caça talentos.

Independentemente da maneira como atue ou seja contratado, como indivíduo autônomo, por contrato temporário, um funcionário mesmo da empresa, ou somente um prestador de serviço, o head hunter tem como meta e objetivo principal preencher as vagas abertas dentro das empresas com os profissionais mais competentes que existem no mercado. Ou trazer pessoas com know-how (diferencial e inovação) para empresas que ainda nem sabem que precisam delas.

Basicamente, para resumir um headhunter é um profissional com um ótimo networking, um feeling e um poder de observação muito grande que serve de intermédio entre o cliente e o candidato ao emprego.

O que é Job Huting?

Já o Job Huting é um serviço de consultoria de RH, assim como é realizado pela Employability, no qual um profissional qualificado, conhecido como Job Hunter, busca as melhores oportunidades profissionais para o cliente que está procurando recolocação.

O Job Huting basicamente faz aquele papel importante de assessoria profissional. Esse tipo de serviço tem sido cada vez mais utilizado, afinal já são mais de 12 milhões de desempregados no país procurando o seu lugar no mercado e muitos não sabem nem por onde começar. E para não desperdiçar tempo em vão surge o papel do Job Hunter, além de procurar boas oportunidades profissionais para os clientes, ele também auxilia no planejamento da carreira, na confecção do currículo, assessoria prévias para entrevistas e avaliação de pontos importantes no futuro do profissional em questão, tais como ‘onde estou’ e ‘onde quero chegar’”?

Diferenças de Head hunter e RH

Pode parecer a mesma coisa, mas o Headhunter não é a mesma coisa que um RH. Um analista de recursos humanos vai iniciar um processo de busca por candidatos geralmente através de processos seletivos ou banco de talentos, com etapas como entrevistas, dinâmicas e testes. Já no caso do recrutador headhunter, ele encontra os melhores perfis de profissionais fazendo análises em diversos lugares e ocasiões, abusando muito da vasta lista de contatos. Um Headhunter praticamente não trabalha em escritórios, ele vive em reuniões, eventos festas de gala, jantares, etc, em busca de novas conexões.

Para diferenciar melhor, basta pensar que o profissional de RH é um ser mais passivo no caso dos processos seletivos, ou seja, ele divulga a vaga e aguarda os currículos, que muitas vezes podem ser dezenas. Já quando falamos em headhunter, conforme o seu próprio nome supõe, vai realmente à caça dos talentos, para ocupar as melhores vagas

Conheça a Employability RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.